outubro 30, 2010

Arroz Pilaf

Rendimento: 5 porções
Ingredientes
Quantidade
Cebola picada
25g
Manteiga
15g
Arroz
200 ml
Água ou fundo de frango quente
400 ml
Louro
1 folha
Tomilho
2 galhos
Sal
q.b.
Modo de preparo:
Esquente a panela, e coloque a manteiga.
Espere que a manteiga derreta, e acrescente a cebola e deixe-a dourar.
Logo após, acrescente o arroz e mexa bem. Então despeje o fundo, ou água, e em seguida, o louro e o tomilho. Experiente o caldo, e coloque sal a gosto.
Quando começar a ferver, abaixe o fogo, e tampe a panela.
Após 15 minutos, aproximadamente, destampe a panela. E desligue o fogo antes que todo o liquido seque.
Seu arroz pilaf esta pronto.
Bom preparo!

Molho Chasseur


Quando se faz uma bife, ou um filé de carne, sempre ficam restos destes na panela. A partir desses “restos” podemos fazer molhos, e nesses, estarão concentrados todo o sabor da carne.
Na receita de hoje, faremos o “Molho Chausseur”, que geralmente é feito logo após de se cozinhar um medalhão de filé mignon.

Rendimento: 0,5 litro



Ingredientes
Quantidade
Manteiga Clarificada
10ml
Cogumelos laminados
30g
Echalotas picadas (brunoise)
10g
Alho picado
1 a 3 dentes
Vinho branco seco
30ml
Conhaque
10ml
Demi-glace
100ml
Tomate concassé
30g
Salsa fresca picada
q.b.


 
Modo de preparo:

Após terminar seu medalhão de filé mignon, acrescente manteiga clarificada na frigideira, e também o cogumelo, as echalotas(tipo de cebola) e o alho picado. Espere que esses ingredientes suem um pouco, e deglaceie aos poucos a frigideira com o vinho branco e com o conhaque, e espere um pouco o álcool evaporar.
Depois disso, acrescente o demi-glace e o tomate concassé, mexa ate que se forme uma mistura homogênea, por fim, acrescente a salsa fresca.
Esse molho pode ser servido com o medalhão de filé mignon.
Bom preparo!


Salteado (Sauté)

Saltear ou sauté é uma fritura que utiliza pouca gordura. Através dela cozinha-se o alimento rapidamente.
Para um sauté adequado, é necessário que a sauteuse esteja muito quente, e a gordura também.

Como saltear um filé mignon:
Aqueça a sauteuse, e para verificar se ela esta mesmo suficientemente quente, pingue algumas gotas de água nela, se essas gotas “rolarem” na sauteuse, é porque ela já esta quente.
Coloque então a gordura na sauteuse. Você vai utilizar pouca gordura, apenas o necessário para selar o fundo da frigideira. Quando a gordura estiver quente, coloque seu medalhão de filé mignon e deixe-o lá.
É muito importante que você não mexa no medalhão até ele estar no ponto, mas então, como saber que já é hora de virar o medalhão?
Você perceberá que quando você colocar a carne na sauteuse, ela ira grudar no fundo, conforme ela for cozinhando, a carne começara a desgrudar do fundo. Quando o medalhão estiver completamente desgrudado é hora de virá-lo. E seguir do mesmo modo com o outro lado da carne.
Você pode temperá-la antes ou durante seu cozimento. E pode avaliar seu ponto, tocando-a ainda crua, para perceber sua textura, e não deixar que seu medalhão de filé mignon fique mal passado.
Quando terminar, corte a carne e avalie seu interior. Ela deve possuir três cores; o meio rosado, em volta do meio deve possuir a coloração característica de carnes no ponto, e em volta da carne, a coloração deve ser dourada (marrom).


Bom preparo!