outubro 25, 2010

Branqueamento

O branqueamento é um processo de curto tempo de aplicação. Ele nada mais é, do que uma pré-cocção de alimentos, em água fervente. Ocorre em um curto espaço de tempo, seguido de coque térmico, este faz com que o alimento adquira firmeza e realce sua cor, além de aumentar sua vida útil.
Mas, como fazer o branqueamento correto nos vegetais? Confira abaixo, como fazê-lo sem erros.

Tipo de vegetais
Como proceder
Verde
Água fervente + sal + panela destampada
Amarelo
Água fervente + sal + panela destampada
Vermelho
Água fervente + ácido + panela tampada
Branco
Água fervente + ácido + sal+ panela tampada


Porque a panela deve estar tampada ou não?
Os vegetais, verde e amarelo, liberam ácido. Se deixarmos a panela tampada, o ácido vai bater na tampa, e voltar para o vegetal e fazer com que o branqueamento não ocorra.
Já para os vegetais, vermelho e branco, é necessária a presença de um ácido para ocorrer o branqueamento. Para isso, tampamos a panela, o ácido liberado baterá na tampa e voltará para o vegetal, que passaá assim pelo processo de branqueamento da maneira correta.

Entenda os tipos de sopas

Você deve ter percebido que nossa sopa clara de cebola é escura. E deve ter se perguntado: oras, porque se chama sopa CLARA de cebola?
Vamos entender então?
As sopas são dividas em dois tipos: sopas claras, e espessas.
Nas sopas claras sempre estão presentes: caldos ou fundos, e não possuem liga.
Já as sopas espessas, são divididas em:
Purê: quando a sopa é espessada pelo ingrediente principal da receita
Creme: quando a sopa é espessada ou finalizada com creme de leite ou bechamel
Velouté: quando a sopa é espessada através de molho velouté
Obs: o molho velouté é a junção de 1 litro de fundo claro, à 60g de roux amarelo.
Como nossa receita de sopa clara de cebola não foi engrossada através do ingrediente principal, não foi finalizada com creme de leite e nem foi adicionado ao final de sua preparação o molho velouté, ela é considerada uma sopa clara.

Sopa clara de cebola

Rendimento: 1 litro


Ingredientes
Quantidade

Manteiga clarificada
0,015kg
Cebola julienne
0, 360 kg
Calvados, conhaque ou vinho branco
0,030 l
Fundo escuro de boi
1 litro
Sal e pimenta do reino moida
q.b.
croûtons
q.b.
Queijo Gruyère ou Parmesão ralado    
 0,150 kg


Modo de preparo:
Sempre inicie com os cortes que serão utilizados, nesta receita é a cebola julienne. Após cortar toda a cebola, coloque a manteiga clarificada e espere derreter e selar o fundo da panela, adicione então, toda a cebola.
Fique de olho na cebola, ela deve ficar na panela ate que toda sua doçura saia. Para evitar que ela comece a grudar na panela, utilize o fundo para deglacear (retirar com líquido [vinho, fundo, caldo etc] o fond  e outros sedimentos da panela e afins.).
Quando a cebola tiver perdido sua característica crocância, deglaceie com o conhaque e espere que o álcool evapore, então adicione o fundo restante.
Tempere a sopa a seu modo, e deixe-a no fogo, ate engrossar o caldo. Enquanto isso, corte um pão em fatias consideravelmente grossas, de 1 a 2 dedos de espessura. Então leve-as ao forno ate virarem torradas (croûtons). Quando a sopa estiver pronta, sirva-a em um prato, e coloque uma ou duas torradas, cobertas com queijo parmesão ralado, se preferir, pode enfeitar também com salsa.
Bom apetite.


Sopa clara de legumes


Rendimento: 1 litro


Ingredientes
Quantidade

Manteiga clarificada
q.b.*
Cebola julienne
0,060 kg
Alho brunoise
½ dente
Alho poro – fatiado fino
0, 060 kg
Cenoura – cubos pequenos (bâtonnet)
0, 060 kg
Salsão – cortado em cubo pequeno
0, 030 kg
Fundo claro de frango
0, 800 L.
Sachet d’epices
1 unid.
Batatas – cubo pequeno (bâtonnet)
0, 150 kg
Tomate concassé
0, 030 kg
Sal e pimenta do reino
q.b.
Salsa picada
q.b.


q.b. - quanto basta

 
Modo de preparo:
As receitas geralmente são escritas na seqüência em que os ingredientes devem ser colocados na panela.
Inicie essa receita fazendo os cortes que serão utilizados, como a cebola julienne, alho brunoise, alho poro fatiado fino, cenoura bâtonnet, salsão, batatas em cubos de tamanho bâtonnet. Prepare o tomate concassé, e o sachet  d’epices. Separe a quantidade necessária de: manteiga clarificada, fundo de frango, sal, salsa e pimenta do reino.
Quando todos os ingredientes estiverem prontos, inicie a sopa.
Coloque a manteiga na panela e espere derreter, nesse momento, não deve haver gordura em excesso, portanto, para que isso não ocorra, a quantidade de manteiga clarificada deve ser pouca, apenas o suficiente para “untar” o fundo da panela.
Assim que a manteiga derreter, acrescente a cebola. Começa a mexer com uma espátula ou pão duro, após aproximadamente 3 minutos, acrescente o alho brunoise, e depois junte o alho poro, a cenoura e o salsão. Mexa bem esses ingredientes, a temperatura deve estar em foto médio, e então acrescente o fundo.
Feito isso, coloque o sachet d’epices. Experimente a cenoura antes de adicioná-la na receita, para sentir sua consistência, que é resistente. Quando a cenoura estiver menos consistente é hora de acrescentar as batatas e o tomate concassé. Deixar a sopa por mais algum tempo no fogo, ate a batata estar em ponto ideal para consumo. Adicionar sal e pimenta do reino, na quantidade que julgar necessária.
Retire a sopa do fogo, e utilize a salsa para finalizar o prato.
Bom apetite.

Roux

O roux tem como finalidade engrossar molhos, sopas e ensopados, dando a esses pratos, sabor especial. Existem quatro tipos de roux: branco, amarelo, marrom e escuro.
Para fazer rouxI é necessário 70g de farinha e 50g de gordura. A gordura utilizada é geralmente a manteiga clarificada.
Modo de fazer um roux:
Colocar a manteiga clarificada na sautese, esperar a gordura derreter, ate que o fundo seja selado.
Adicionar então a farinha, despejando aos poucos.
Mexer bem ate adquirir textura homogênea.
Depois desses procedimentos, basta continuar mexendo o roux. Primeiro forma-se o roux branco, em seguida o amarelo, marrom e escuro.
O roux deve ficar liso e úmido, com brilho, nem seco, nem gorduroso. Quanto mais ele é cozinhado, mais pronunciados serão o sabor e a cor.
Na imagem a baixo, podemos ver os três tipos mais usados de roux: branco, amarelo e escuro.

Manteiga Clarificada

A manteiga clarificada nada mais é do que a gordura pura da manteiga, livre de água e outros elementos. Quando a manteiga é clarificada, permite-se cozinhar com ela a uma temperatura superior do que a manteiga integral.
Para obter manteiga clarificada, basta submetê-la ao calor. A manteiga ira derreter, e depois suas impurezas serão liberadas. Você deve retirar essas impurezas (espuma na superfície) com uma escumadeira. Quando a manteiga parar de liberar impurezas e apresentar cor característica, é só retira-la do fogo.
Veja a diferença entre ambas:
Manteiga derretida (esquerda), manteiga clarificada (direita)